Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
14/03/2019 - 18:15

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - Sejudh, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon, vai divulgar o ranking das empresas reclamadas no ano de 2018, nesta sexta-feira (15), às 9h, na sede do Procon.

A divulgação da lista marca o início da programação que se estenderá ao longo do dia referente ao Dia Mundial do Consumidor, oficializado no dia 15. O ranking é um norte para o consumidor conhecer as empresas e os segmentos mais demandados, que receberam o maior número de reclamações no Estado em 2018, ao mesmo tempo, saber sobre as quais trabalharam dentro da legislação, afirmou o diretor do Procon, Nadilson Neves. 

Em seguida, a Agência Nacional de Petróleo em parceria com a Coordenadoria de Fiscalização realizará ação educativa num posto de combustível localizado ao lado do Hospital Adventista Belém, na Avenida Almirante Barroso, ainda pela manhã, para orientar sobre relação de consumo neste tipo estabelecimento, como identificar e denunciar possíveis irregularidades, explicou o titular da Sejudh, Rogério Barra.

 “Vamos levar informações aos consumidores que transitam pelos postos de combustíveis de Belém, para que saibam identificar possíveis irregularidades, como a omissão dos preços nos postos e situações correlatas”, reforçou Barra. O secretário lembra, ainda, que essa é uma etapa de uma série de ações já realizadas nestes primeiros meses do ano, para fortalecer as políticas públicas voltadas para resguardar os direitos garantidos em lei, iniciadas com a reativação do serviço de fiscalização no mês de janeiro que estava desativada há vários meses.

Paralelamente no horário da manhã, o Procon também estará com representantes na sede do Ministério Público, para participar da programação organizada pela Defensoria Pública do Estado voltada à promover a conscientização dos cidadãos sobre seus direitos na relação de consumo e informar acerca dos canais de denúncia e o papel dos órgãos de proteção na defesa e garantia dos direitos do consumidor.

Dando continuidade a programação, das 13h às 18h, o Procon em parceria com o Centro Universitário do Pará - Cesupa vai promover um painel de debates com o tema “Vulnerabilidade Comportamental e os novos desafios para o direito do Consumidor”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PA, com objetivo de debater dentro do âmbito jurídico paraense sobre a importância de políticas públicas que reconheçam a vulnerabilidade do consumidor e a necessidade de maior proteção no mercado de consumo.

A programação alusiva à data encerrará no sábado (16), com uma ação de cidadania no bairro da Terra Firme. 

Serviço:

15/03 - DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

- Divulgação da relação de empresas reclamadas em 2018

Horário: 9h

Local: Procon – Av Lomas Valentinas, entre as avenidas Marques de Herval e Visconde de Inhaúma

- Ação de Fiscalização

Horário: 9h30 às 11h

Local: Posto de Combustível localizado ao lado do Hospital Adventista de Belém

- Painel de Debates

Horário: 13h30 às 18h

Local: Auditório da OAB/PA

 

Por: Claudiane Santiago

 

Resumo: 
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - Sejudh, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon, vai divulgar o ranking das empresas reclamadas no ano de 2018, nesta sexta-feira (15), às 9h, na sede do Procon.