Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
24/05/2018 - 11:30

Uma ação vem sendo realizada desde a última quinta-feira, 24, pelo setor de fiscalização da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a fim de averiguar a comercialização nos postos de combustível da Região Metropolitana de Belém. A operação, que está sendo realizada em nível nacional, foi pensada por causa da concretização da paralisação dos caminhoneiros, que chega ao quarto dia e afeta o fornecimento e venda de gasolina no território brasileiro.

O Agente de Fiscalização da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon/PA), Edson Costa, informou que a operação vai atuar nos postos de gasolina para verificar se há algum tipo de irregularidade que possa prejudicar o consumidor. “Os agentes irão visitar os postos de combustível para verificar se há alguma abusividade nos preços. Devido à paralisação dos caminhoneiros, os núcleos de defesa do consumidor do Brasil todo estão se mobilizando para saber se os postos estão trabalhando conforme a legislação, já que há a suspeita de que alguns postos estão retendo combustível para aumentar o valor”, esclareceu.

Ainda segundo Edson Costa, “caso seja constatada alguma ilegalidade na comercialização, será concedido ao fornecedor um prazo para efetuar defesa, se for caso de uma infração leve. Mas, no caso de infrações mais graves, o fornecedor terá um prazo de dez dias para reparar, de imediato, o dano que pode vir a causar prejuízo ao consumidor”.

O diretor do Procon, Moysés Bendahan, ressalta a importância da participação da comunidade nessa ação. “Nós temos mais de 200 postos de fornecimento de gasolina na Região Metropolitana de Belém, portanto não há a possibilidade de realizar a fiscalização em todos esses postos, é por isso que contamos com a ajuda da população. Caso o ciadadão verifique algum tipo de abuso na venda de combustível, ele pode procurar o Procon e realizar uma denúncia”, declarou.

O Procon fica na Travessa Lomas Valentina, 1150, e atende pelo telefone 3073-2823.

Resumo: 
.