21/05/2018 - 14:15

Começa nesta terça-feira, 22, o Encontro Regional de Políticas sobre Drogas e Formação em Redução de Danos e Direitos Humanos, no Auditório da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, em Marabá, sudeste do Pará. O evento é organizado pela Coordenadoria de Prevenção e Redução de Danos do Uso de Drogas (Cenpren), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O encontro segue até esta sexta-feira, 25, com o objetivo de conscientizar sobre o uso de drogas e de promover a redução de dano ao uso dessas substâncias através de palestras, exposições e debates sobre o tema.

O Seminário Regional começa às 9h do dia 22/05 com a abertura oficial, com a participação de membros da Sejudh, Sespa, Secretaria Regional de Integração e Prefeitura de Marabá. Às 9h40 ocorre a mesa “Drogas e Cidadania. Prevenção, Redução de Danos e Direitos Humanos”, com o consultor em direitos humanos Domiciano Siqueira, de Minas Gerais. Às 10h40 é a vez da mesa “As alterações na Política Nacional de Saúde Mental e Política Nacional sobre Drogas e suas consequências e interferências no cuidado em AD”, com Ari Reis, doutorando do PPGP da Universidade Federal do Pará (UFPA). Às 14h haverá a exposição de painéis temáticos, com o tema “Relatos de Experiências de Prevenção e Redução de Danos”. Também terá uma exposição permanente dos serviços da rede de atenção psicossocial, entre 8h e 18h e uma apresentação cultural da Caps Marabá. Às 17h ocorre o encerramento.

Entre os dias 23 e 25/05, será a vez da Formação em Redução de Danos e Direitos Humanos com o facilitador Domiciano Siqueira. Entre 8h e 12h da quarta-feira, 23, serão abordados os seguintes temas: “História dos preconceitos e da discriminação”; “História dos Direitos Humanos e da Redução de Danos. Entre 14h e 18h serão debatidos “A importância dos aspectos financeiros e o tráfico de drogas”. Na quinta-feira, 24, de 8h às 12h, a formação vai discutir temas ligados à saúde mental em AD e políticas governamentais e públicas, além de ativismo e autonomia. De 14h às 18h, entrarão em pauta temas como “O Trabalho de Campo” e dinâmica de apresentações, além do estudo de um caso. No dia 25/05, de 8h às 12h será apresentado um vídeo com o tema “Pedras, plantas e outros caminhos” para fins de debate. De 14h às 18h será feita uma outra dinâmica de avaliação, encerrando a formação.

Programação:

22/05/2018

08h às 9h – Credenciamento.

9h às 9h30 – Abertura do Encontro Estadual, com participação da Sejudh, Sespa, Secretaria Regional de Integração, Prefeitura de Marabá.

9h40 – MESA: Drogas e Cidadania. Prevenção, Redução de Danos e Direitos Humanos.

Palestrante: Domiciano Siqueira –Consultor em Direitos Humanos, de Minas Gerais.

10h40 – MESA: “As alterações na Política Nacional de Saúde Mental e política Nacional sobre Drogas e suas consequências e interferências no cuidado em AD”.

Palestrante: Ari Reis - Doutorando PPGP UFPA

Coordenação da mesa: Wagner Caldeiras Psicólogo - Parauapebas

Apresentação cultural: CAPS Marabá

Exposição permanente dos serviços da rede de atenção psicossocial. Prevenção, redução de danos e direitos humanos – 8h as 18h.

12h às 14h – intervalo.

14h – Painéis Temáticos: Exposições de Experiências de Prevenção e Redução de Danos.

1. CAPS AD III MARAJOARA - SESPA BELÉM - Marilda Fernandes

2. UFPA BRINQUEDOS DE SAUDE - BELÉM Vitor Nina

3. CAPS II MARABÁ - PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DANOS "Papo Reto"

Mediador: UNIFESSPA

16h30 às 17h – Dúvidas e Contribuições.

17h – ENCERRAMENTO.

Apresentação cultural: Performance Capitão Capeta - Vitor Nina

FORMAÇÃO EM REDUÇÃO DE DANOS E DIREITOS HUMANOS

Carga Horária: 30 horas

Vagas: 40 pessoas

Facilitador: Domiciano Siqueira

23/05/2018

8 às 12h

1 – História dos preconceitos e da discriminação

2 - História dos Direitos Humanos e da Redução de Danos

14h às 18h.

3 - A importância dos aspectos financeiros e o tráfico de drogas

24/05/18

8 às 12h

4 – Saúde Mental em AD: A história dos tratamentos; A liberdade e o cuidado.

5 - Políticas de governos e Políticas públicas; Ativismo e Autonomia.

14 às 18h

6 – O Trabalho de Campo

7 – DINÂMICA DAS APRESENTAÇÕES – Questão da identidade – DEBATE

8 – Estudo de um Caso – “A história do José”